09 ANOS DE BLOG: CLEMILDO, COMUNICAÇÃO & RÁDIO!

1 jun 2016

Por Clemildo Brunet*

A importância deste blog não está no fato de alguém que o idealizador e sim nos que colaboram com ele com os seus escritos até hoje. As postagens nele encontradas são das mais diversas fontes fidedignas de pombalenses ou não, que amam Pombal.

Neste primeiro de junho estamos celebrando seu nono aniversário, data em que se comemora 208 anos do Dia Nacional da Imprensa Brasileira, que nasceu em 1808 com a vinda da família real para o Brasil.

Até 1999, essa data era comemorada no dia 10 de setembro, data que começou a circular no país o primeiro jornal publicado em terras brasileiras, “A Gazeta” – do Rio de Janeiro, no ano de 1808. Sob a proteção do governo de D. João VI, a publicação se caracterizava pelo forte viés oficial. Embora a imprensa já tivesse nascido oficialmente no Brasil em 13 de maio, com a criação da Imprensa Régia, seu início foi marcado pela primeira edição do periódico.

Tal celebração foi alterada com a lei 9831/99, criada pelo deputado Nelson Marchezan e sancionada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, que definiu a data oficial da Imprensa Brasileira no dia 1º de junho. A data escolhida marca a primeira publicação do Correio Braziliense, jornal de caráter ideológico editado pelo brasileiro Hipólito José da Costa em Londres, também em 1808. Esse periódico foi lançado três meses antes do jornal A Gazeta, com o intuito de informar a população brasileira sobre os eventos da Europa, sem a censura da Coroa Portuguesa.

A mudança no calendário oficial de duas datas, em função de duas publicações lançadas no mesmo ano, mas com linhas editoriais totalmente diferenciadas, mostra a síntese da Imprensa Brasileira: ora defensora dos interesses da população e das liberdades políticas e individuais, ora porta-voz do poder sem relação com esta mesma população.

O Correio Braziliense foi lançado em junho de 1808, ou seja, três meses antes da Gazeta. Somente em 1999 foi reconhecido oficialmente como pioneiro na história da imprensa brasileira e então foi criada a Lei número 9831/99, que definiu a data oficial da Imprensa Brasileira no dia 1º de junho, data do primeiro número do Correio Braziliense.

A história do Blog Clemildo, Comunicação & Rádio foi idealizada, trabalhada e posto em atividade na Web em 2007. Criado sob a égide de contar a história da radiofonia pombalense, muitos artigos publicados nele rendeu a edição do livro “Histórias do Rádio em Pombal” lançado em 2014 no dia 31 de maio no Pombal Ideal Clube.

Os pombalenses Jerdivan Nóbrega de Araújo, Paulo Abrantes de Oliveira, Ignácio Tavares, Francisco Vieira, também editaram livros com artigos que foram publicados aqui.

Agradecemos as palavras do pesquisador e escritor pombalense Jerdivan Nóbrega de Araújo, que disse:

“A importância deste blog está exatamente em trazer de volta as memórias perdidas dos jovens de Pombal. Neste mitier, Clemildo marcou mais um gol a favor de Pombal. Este blog, por ser interativo, ainda vai nos fazer rir, relembrar, sonhar e até reescrever a história de Pombal”.

Agradecemos a Deus por mais um ano. Aos amigos internautas que até hoje formam 308.444 visualizações e aos nossos colaboradores com 2.022 postagens, além de dezenas de comentários.

Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.
Salmos 118:24

Pombal, 01 de junho de 2016

*Radialista e Escritor

PARABENS CLEMILDO….. Mais um ano de bons serviços prestados atraves do seu renomado Blog que é uma das referencias no cenario midiático com base no sertão paraibano.Como artifice do pionerismo informativo voce, amigo, ja foi reconhecido por importantes instiuições do estado e muito mais pelos habituais frequentadores da sua pagina na qual buscam informações e saberes de irrefutável qualidade. Pombal orgulha-se de voce, assim como todos nós que que damos modestas contribuições através de artigos que vez por outra estamos a publicar no seu consagrado espaço sem restrições de pensamentos ou ideias.Parabéns amigo….

Ignácio Tavares

Comentários