A música de São João

14 jun 2017

sao joao gonzagao

A música de São João

O santo não tem música, mas a festa do santo, sim. São João divide com Santo Antonio, de véspera, e, dias após, com São Pedro, nesses respectivos festejos, comidas de milho e também música nordestina. Numa comemoração, a música que a caracteriza deve se observar. A Igreja, mestra em rito e liturgia, jamais colocaria uma música exultante e jubilosa numa cerimônia fúnebre, mas uma de som triste e lutuoso. Assim também se evita, até por equívoco, a Marcha Fúnebre, de Chopin, no lugar da briosa Marcha Nupcial, de Mendelsson, para a noiva entrar triunfalmente nas alegrias do seu casamento.

Mutatis mutandis, o “grito de carnaval” jamais é aberto com o melhor “forró de Luiz Gonzaga”, mas, com certeza, com o frevo “Vassourinha”, da sanfona de Sivuca. Não se muda o instrumento, mas a ocasião, a música, tocando-a adequadamente conforme dita a cultura popular. Enfim, a música não deve ser escolhida segundo a vontade do “dono da festa”, do dirigente público ou o poder do dinheiro, mas de acordo com o folclore, o costume ou a tradição. Isso revelaria desrespeito a qualquer ritmo ou tipo de música? Não, mas respeito e valorização à música que, consagradamente, a sabedoria popular criou para cada circunstância ou momento festejar a vida.

Sobre esse assunto, tem-se falado baixo e alto, discutindo-se preferências tão claras:”Contrataram” bons cantores, boas cantoras e instrumentalistas para cantarem “música sertaneja” sulista, no “maior São João do Mundo”, de Campina Grande, cujos festejos sempre se caracterizaram pela comida sazonal do milho, pelos trajes matutos nordestinos; e não pelos diferentes costumes e música dos pântanos mato-grossenses, goianos ou das planícies gaúchas. Admiro muito o folclore musical das estâncias do sul, mas, por aqui, numa Festa de São João , suas melodias não me atrairiam para dançar “Ai bota aqui/ bota ali o teu pesinho “. Enfim, a cultura em si é universal, pois todos a possuem; mas, na realidade, ela é relativa, enquanto possuída, conforme fatores físicos, biológicos e naturais, e manifestada relativamente em formas diferentes, conforme necessidades e vibrações culturais de cada povo.

Damião Ramos Cavalcanti
http://www.drc.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=6026536

Comentários