Aberta Campanha contra a paralisia infantil em Cajazeiras

10 jun 2013

A Secretaria de Saúde de Cajazeiras abriu na manhã deste último sábado (08) a Campanha contra a Paralisia Infantil. O secretário Henry Witchael e os profissionais de saúde lotados na secretaria estiveram em vários bairros e principalmente nos postos de saúde acompanhado o inicio da campanha que visa vacinar cerca quatro mil crianças em todo município.

Uma carreata foi realizada pelas principais ruas da cidade, onde ocorreu a distribuição de material educativo e orientações básicas sobre a campanha que vai até o dia 21 de junho. O grande destaque ficou por conta do Zé Gotinha, personagem criado no ano de 1986 pelo Ministério da Saúde para as campanhas de poliomielite em todo país.

Devem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. A meta é que pelo menos, 95% da população estimada na faixa etária receba a dose.

Para Semiramys Rodrigues, Coordenadora de Imunização, a administração da vacina oral poliomielite possibilita a imunização das pessoas vacinadas, em razão da disseminação do poliovírus selvagem, sendo esta uma ação de total importância para a saúde da criança.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa viral aguda transmitida de pessoa a pessoa, principalmente pela via fecal-oral, causada e transmitida por um vírus (o poliovírus), na maioria das vezes, não é letal. Em geral, o doente adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

Comentários