Agentes de endemias participam de capacitação em João Pessoa

5 mar 2013

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Edjane Sousa e alguns agentes de endemias de Cajazeiras participaram em João Pessoa de uma qualificação e capacitação no controle vetorial da dengue.

A Vigilância Epidemiológica do Estado conta com uma equipe de profissionais que atua com propósito e objetivo de prevenir e evitar a propagação de doenças; entre esses profissionais existe uma equipe de agentes operacionais de Endemias que toma medidas de controle e eliminação do vetor transmissor de dengue, o mosquito Aedes Aegypti. Os agentes operacionais de Endemias também podem atuar no controle de outros vetores que possam transmitir Febre amarela, Leishmaniose, Esquistossomose, Chagas e raiva animal, entre outros que se possam se tornar endêmicos no município, seja na zona urbana ou zona rural.

Este programa é chamado PNCD (Plano nacional de controle da dengue), e é realizado através de uma contra partida entre município e ministério da saúde chamada PPI – VS (Programação Pactuada e Integrada – Vigilância em Saúde). “O objetivo é padronizar as normas técnicas na realização da atividade de campo.” Luiz Almeida, representante da Gerência Operativa de Vigilância em Saúde Ambiental.

Comentários