ALPB solicita apoio da Câmara Federal para solucionar endividamento rural

3 maio 2013

O deputado Francisco de Assis Quintans (Democratas), presidente da Frente Parlamentar da Seca da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), se reuniu nesta quinta-feira (2), em Caicó (RN), com o presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB).

O deputado, que representou os parlamentares da Casa, entregou um documento solicitando o apoio para encontrar uma solução definitiva para o endividamento de mais de 150 mil famílias nordestinas junto aos bancos oficiais na área de abrangência da Sudene, que em face dos débitos estão sendo executados judicialmente e prestes a perderem suas propriedades rurais.

Durante o encontro, Quintans entregou um ofício, assinado pelo presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PEN), a Henrique Eduardo Alves para documentar o pleito junto a Câmara Federal.  No ofício, a ALPB faz um levantamento dos últimos anos de Seca no Nordeste , o que vem acarretando prejuízos incalculáveis para os pequenos produtores, compromete a capacidade de recuperação e torna praticamente impossível o pagamento das dívidas rurais.

“O nosso encontro foi extremamente exitoso. Mostramos uma proposta para resolver definitivamente o problema do crédito rural. Desde o início da década de 80 até os dias de hoje, já foram registradas cinco secas de grandes proporções e prejuízos incalculáveis. As famílias estão prestes a perder suas propriedades e precisamos desta solução”, destacou o parlamentar paraibano.

Já o presidente da Câmara Federal garantiu em público que o documento será analisado para definir quais soluções poderão ser tomadas. “Eu assumo o compromisso de analisar o ofício para que possamos encontrar uma solução. Vou convidar os técnicos envolvidos na proposta da ALPB para que possamos resolver definitivamente o problema”, ressaltou Henrique Eduardo que na ocasião parabenizou os deputados paraibanos pelas ações realizadas para combater a seca no Nordeste.

Quintans também entregou ao presidente da Câmara cópias da documentação entregue a presidenta Dilma Rousseff (PT), pela ALPB, durante sua visita a Paraíba no último dia 4 de março pedindo ações efetivas do Governo Federal no Estado para o problema da seca. Pleitos, que, aliás, já tiveram encaminhamento por parte da Presidência da República.

Documento – No ofício também estavam anexados sugestão de nomes de técnicos e especialistas em financiamentos agrícolas para o Semiárido; a proposta de reformulação de PL nº 4514/2004 e PLC nº 142/2005; e a proposta de anteprojeto de lei elaborado pelas Federações de Agricultura do NE; ambas referentes às dívidas rurais.

Comentários