Bom Jesus realiza 1ª Conferência de Cultura

20 jul 2013

O Município de Bom Jesus, realizou nesta sexta feira (19), a 1ª Conferência de Cultura que contou com as  presenças de Renato Remígio Consultor do Ministério da Cultura (UNESCO), Carlos Gildemar Pontes Professor da UFCG e Coordenador Cultural, Osvaldo Moéisa Articulador Cultural da 9ª região de Cultura, Francilene Gonçalves Coordenarora de Cultura de Bom Jesus, Vereador Neco de Chica, Secretário de Educação Eliener Dantas, Secretário de Transporte Everaldo Rocha, Secretário de Agricultura Givaldo Gonçalves, Assessor de Comunicação Igor Sampaio, além de professores e populares que participaram da conferência.

A 1ª Conferencia de Cultura de Bom Jesus tinha como tema: Uma Política de Estado para a Cultura. Desafios do Sistema Nacional de Cultura. A abertura contou com artistas da terra que fez uma apresentação musical como Zé Costa e seus cabras da peste, Breno Moreira e o Grupo Acauã e Zé Raimundo e seu Pífano. Após a apresentação foi lido  o Estatuto da Conferência que foi  aprovado por todos  e em seguida apresentado os 04 eixos a serem debatidos na Conferência.

Várias propostas foram apresentadas para a Conferência Estadual, dentre elas a descentralização de política cultural do estado para os municípios, a implantação de um cinemateca na cidade de Bom Jesus onde na oportunidade será exibido filmes para toda comunidade inclusive nos bairros, registro e tombamento de todo patrimônio histórico da cidade, criação da casa da cultura onde será guardado todo acervo histórico dos nossos antepassados,  inclusão de registro de dados dos nossos artistas no banco de dados nacional, implantação e divulgação do artesanato do município.

Para o Consultor do Ministério da Cultura Renato Remígio, foi muito importante a realização da Conferência de Cultura no município de Bom Jesus, pois além de trazer conhecimentos aprendeu muito com o histórico cultural da cidade, é importante ressaltar que temos que estarmos organizados para recebermos recursos federais e implantar um política que fomente a cultura, agregando valores e potenciais existentes no município.

A coordenadora de Cultura de Bom Jesus Francilene Gonçalves que representou o Prefeito Roberto Bayma, agradeceu a todos os presentes e principalmente aos ministrantes da Conferência, pelo resultado positivo conseguido neste evento.

[portfolio_slideshow]

Comentários