Café & Mídia: uma aula diferente na UFPB

25 maio 2015

gutemberg

Pense numa aula diferenciada em que é servido café e salgadinhos e que tem como convidado um profissional do mercado de trabalho local para falar de suas experiências e da conjuntura atual. Pensou? Pois foi essa a estratégia proposta pelo docente Lúcio Vilar, e acatada pelos alunos da disciplina Teorias do Jornalismo, do curso de Comunicação em Mídias Digitais (da UFPB).

Café & Mídia é o nome do microevento que teve sua primeira edição na última sexta-feira, 22, no auditório do curso e teve como convidado o jornalista Gutemberg Cardoso (diretor do blog: www.polemicaparaiba.com.br), e com importantes passagens por emissoras do sertão durante mais de trinta anos, e da capital na última década, além de atuação em jornais e empresas de publicidade e produtoras.

Com uma fala inicial onde deu um sincero testemunho sobre sua humilde origem profissional no rádio de Cajazeiras, onde se fez radialista e jornalista, ele abordou sua migração mais recente para o novo nicho do mercado de comunicação representado pelos blogs de conteúdo político, portais e redes sociais em geral. Demonstrando segurança ao discorrer sobre os meandros desse novo universo de produção de notícias ‘on line’ e o funcionamento de seu blog (www.polemicaparaiba.com.br), Cardoso abordou sua inserção nesse ambiente volátil e de mudanças bruscas, reiterando ser este mercado aberto às novas investidas, especialmente para quem souber combinar ‘criatividade e ousadia’, revelando ser a Paraíba um caso especial, dada a quantidade de blogs, sites e portais existentes, da capital ao sertão com experiências até de tevê via web.

“Vocês estejam certos de que esse mercado precisa de profissional qualificado, especialmente de quem souber aliar competência tecnológica com capacidade de produzir conteúdo a ser distribuído”, disse aos alunos ao final de sua palestra. Logo em seguida, deu-se um intervalo, momento mais descontraído em que foi servido café, refrigerante e salgados. Em seguida, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma sessão ‘ping-pong’ de perguntas diretas ao convidado, num clima de entrevista coletiva.

Esse foi o momento mais interessante porque foi a oportunidade de aprofundar os pontos levantados pelo jornalista-blogueiro, que por sua vez, respondeu a todas as questões suscitadas, reforçando, ao final, a necessidade imperativa de que os alunos não esperem o mercado convidá-los a trabalhar em seus veículos.

– “Vocês precisam ter iniciativa, esse mercado, em particular, vibra com quem propõe algo diferente, que foge do lugar comum”, sentenciou ao final do evento que, em sua opinião, tem seu valor ao proporcionar um salutar intercâmbio com o que acontece além dos muros da universidade.

– “É justamente este o espírito do Café & Mídia, ou seja, aproximar o mercado da academia, quebrando inclusive as amarras de uma disciplina teórica que ganha assim uma dinâmica que extrapola a própria ementa, enriquecendo o repertório de informação dos alunos, que é o ‘lucro’ simbólico da atividade”, destacou o docente responsável pela disciplina e pela experiência que pretende manter até ao final do período letivo com, pelo menos, um encontro mensal, trazendo outros profissionais do mercado que sejam do interesse da disciplina e dos alunos.

O docente Lúcio Vilar defendeu recentemente sua tese de doutorado na Escola de Comunicações e Artes da USP (http://www.polemicaparaiba.com.br/variedades/usp-aprova-tese-de-paraibano-e-recomenda-sua-publicacao-cinema-silencioso/). Por outro lado, o curso de Comunicação em Mídias Digitais recebeu conceito máximo (5), em avaliação do MEC (https://www.facebook.com/ricardo.pinto.39794/videos/o.468333789914012/987472237931245/?type=2&theater).

Comentários