Clube do Samba e Helton Souza & Banda prometem um show dedicado ao Samba e Pagode nacional

29 out 2014

O Clube do Samba apresenta mais uma edição do projeto Samba na Vila, neste próximo sábado, dia 01/11, a partir das 18h, no Vila do Porto. Esse horário se firma para essa nova temporada, a pedido do público fiel que acompanha a trajetória do grupo, assim como desse projeto durante esses três anos de existência. Com a proposta de promover o intercâmbio entre os diversos artistas de nossa região, fomentando assim a cena artística, o Clube do Samba busca, na ocasião, receber grupos musicais deste segmento, e dessa vez não seria diferente; será a vez de Helton Souza & Os Compadres, que defende por onde passa o melhor do pagode romântico nacional, além de músicas autorais. O público interessado em prestigiar esse evento poderá adquirir o ingresso ao preço único de R$ 10 (dez reais), na bilheteria, e contará ainda com show de abertura da DJ Luh na área externa do local.

Essa é mais uma iniciativa do Clube do Samba, que sob nova produção executiva, vem ganhando notoriedade no cenário local por levar o melhor do samba para os principais pontos de efervescência cultural da grande João Pessoa, intercambiando com os mais diversos artistas que comungam da mesma necessidade de querer enaltecer os valores desse nosso celeiro da boa música, e visando ampliar cada vez mais os seus horizontes, lançará na primeira quinzena de dezembro um show estritamente autoral, onde contemplará composições do próprio grupo, além de diversos compositores paraibanos.

Em seu repertório, em particular, o Clube do Samba abordará os clássicos desse gênero, como Cartola, Dona Ivone Lara, Monarca, Fundo de Quintal e Noel Rosa, assim como a nova safra do samba, como Diogo Nogueira, Arlindo Cruz, Roberta Sá, Mariene de Castro, Teresa Cristina e Revelação, além de músicas autorais que farão parte do primeiro álbum do grupo a ser lançado no primeiro semestre de 2015. Já Helton Souza & Os Compadres promete imprimir em seu repertório canções já consagradas pelo público, assim como composições autorais já apreciadas, como “Devoto de São Jorge”.

Clube do Samba

Com uma proposta de trazer o autêntico samba para as rodas da capital paraibana, o Clube do Samba nasceu em 2006 unindo amigos e amantes do samba de raiz, e comemorou no mês de setembro 9 anos de existência. Já passou por algumas formações em sua trajetória, mas sempre tendo artistas que agregam valores ao projeto, buscando desenvolver um trabalho voltado para valorização do celeiro do bom samba, numa procura incessante pela pesquisa e multiparticularidades que esse ritmo proporciona, como o samba de terreiro, de breque, de roda, rasgado, partido alto e afins. O grupo, atualmente, é composto por 9 integrantes, sendo eles: JB Vocal (vocal), Wagner Mesquita (diretor musical e cavaquinho), Patrick Cardoso (violão sete cordas), Alexandre Leonardo (codireção musical e banjo), Jean Carlos (tantã), Tiago Almeida (surdo e percussão), Negrito (percussão geral e efeitos), Beton (percussão geral e efeitos) e Molico (pandeiro).

O Clube do Samba vem se destacando cada vez mais por levar a sério fazer o samba. Já conquistou um seleto público paraibano, ganhando cada vez mais adeptos, e possui cadeira cativa e projetos fixos nos principais polos de efervescência da capital paraibana, como Vila do Porto, Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, Cachaçaria Philipéia, e mais recentemente no Tô em Casa, e já está projetando para o primeiro semestre do próximo ano parceria com os restaurantes Donna Branca, Lovina, Bessa Grill, Chopp Time e Colosseum.

Considerado pelo público e pela crítica paraibana como o melhor grupo de samba da atualidade, é um dos artistas mais solicitado pela sociedade pessoense a participar do projeto Sabadinho Bom, promovido pela Funjope – Fundação Cultural de João Pessoa, e busca sempre levar em seu repertório os clássicos do samba que são o alicerce musical do grupo, como Noel Rosa, Cartola, Candeia, Clara Nunes, Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola, João Nogueira, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Jair Rodrigues e a madrinha do samba, Beth Carvalho, entre outros, além de enaltecer os mestres do ritmo, o paraibano Jackson do Pandeiro e o pernambucano Luiz Gonzaga.

Helton Souza

Paraibano e Pessoense, Helton José Batista de Souza, mais conhecido no meio musical como Helton Souza, sempre teve paixão pela música, passou sua infância no bairro do Roger, onde começou brincando com instrumentos de percussão, desenvolvendo habilidades para outros instrumentos, como cavaquinho e banjo. Já foi integrante de vários grupos de samba e pagode, como Samba do Nosso Jeito, Sambrasileiro e por fim, o Clube do Samba de Mesa. Além das bandas, fez parte das escolas de samba do Roger, Catedráticos do Ritmo e Império do Samba, onde foi campeão por várias vezes, e em 2013 foi bicampeão com a Malandros do Morro, do Bairro da Torre.

Após esta vasta caminhada como músico, Helton resolveu investir em seu sonho – sua carreira solo -, e hoje se dedica ao seu canto e suas composições, sempre respeitando suas raízes musicais, e tendo como referência músicos de renome nacional, como Arlindo Cruz, Cartola, Dona Ivone Lara, Jorge Aragão, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola e outros. O seu primeiro trabalho autoral já lançado este ano, sob o título “Na Paraíba também tem Samba”, conta com composições de artistas da terra, como Dandoca da Cuíca, Kojak do Banjo, Maurinho Procópio, Xandy Poeta e Júnior Sorriso.

A DJ Luh, que abrirá o projeto Samba na Vila, é paraibana, natural de João Pessoa, e já toca profissionalmente há 2 anos, mesclando os mais diversos estilos musicais, como samba de raiz, samba rock, black, funk soul, pagode, entre outros, e para esse evento promete muito MPB e Samba que embalam os nossos melhores momentos. Já tocou em diversas boates, eventos particulares e abrindo shows de bandas, calcando-se sempre no seu excelente feeling musical – tocando o que o seu público quer ouvir e dançar.

A produção do Clube do Samba informa ainda que o projeto Samba na Vila ocorre quinzenalmente na Vila do Porto, e promete ainda, para esse segundo semestre do ano, grandes nomes do cenário musical nacional, a exemplo de Mariene de Castro, Amanda Amado, Everaldo Rodrigues, André da Mata e Gabby Moura que são os próximos artistas convidados para compor assim as atrações especiais e fortalecer a identidade cultural de nosso país.

Mais informações:

Anne Fernandes | (83) 8806-0165 | anneksfernandes@gmail.com | clubedosambajp@gmail.com

O Vila do Porto fica localizado na Praça São Frei Pedro Gonçalves, nº 08, Varadouro, João Pessoa-PB. Fone: 3222-6900.

Comentários