Deputado Trócolli Júnior parabeniza os bombeiros pelo seu dia

3 jul 2013

Deputado Trócolli Júnior parabeniza os bombeiros pelo seu dia: “São heróis da sociedade”

O deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB) parabenizou todos os integrantes do Corpo de Bombeiros da Paraíba, que comemoram o seu dia nesta terça-feira (02). O legislador lembrou a importância que os homens e mulheres que compõem essa corporação têm para a sociedade. Atualmente, de acordo com dados do Ministério da Justiça, o Estado conta com 1.262 integrantes, sendo 434 soldados, 284 cabos e 187 sargentos.

“Parabenizo todos os homens e mulheres que fazem o Corpo de Bombeiros da Paraíba pela data que comemoramos hoje, que é o seu dia. Esses homens e mulheres são heróis da sociedade e muita das vezes não reconhecidos. Eles são responsáveis diretos pelo salvamento de vidas, seja no mar, nas ruas, em estradas. Onde se falar em acidentes, incêndios ou qualquer fato grave envolvendo vidas humanas ou até de animais, os bombeiros lá estão para salvar vidas”, afirmou Trócolli parabenizando a categoria.

Em 1917 o Decreto Estadual de número 844, de 9 de junho, criou a corporação como uma Seção de Bombeiros, com um efetivo de 30 homens, retirados da própria Força Pública, (atual Polícia Militar da Paraíba). O presidente da Paraíba era, na época, Francisco Camilo de Holanda.

Como todo o processo de criação do Corpo de Bombeiros foi muito rápido devido à necessidade urgente de se combater e prevenir os Incêndios na cidade da Paraíba (atual João Pessoa), não foi construído um prédio para instalar a nova instituição e então o seu aquartelamento ficou provisoriamente dentro do próprio quartel da Força Pública e o comando da tropa ficou a cargo do 2º Tenente José Lopes Pessoa de Macedo, que só foi nomeado dois dias após a instituição do Corpo de Bombeiros.

Atualmente o Corpo de Bombeiros da Paraíba é comandado pelo coronel Jair Carneiro de Barros. O subcomandante é o coronel Denis da Silva Nery.

Dia do bombeiro – No dia 02 de julho comemora-se o dia do bombeiro, uma corporação da Defesa Civil que se encontra diretamente ligada à Polícia Militar. A data foi decretada oficial no Brasil no ano de 1954, e hoje já somam cento e cinquenta e dois anos de existência. Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios.

Comentários