Deputados aprovam 25 requerimentos e falam sobre seca

13 mar 2013

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deu continuidade, na sessão ordinária desta quarta-feira (13), a pauta de votação de matérias com a aprovação de 25 requerimentos. A problemática da seca também voltou dominar os discursos dos deputados na tribuna do plenário José Mariz.

Os deputados Vituriano de Abreu (PSC), Carlos Batinga (PSC), José Aldemir (PEN), Trocolli Júnior (PMDB), Francisco de Assis Quintans (Democrtas), Anísio Maia (PT) e Janduhy Carneiro (PEN) voltaram a manifestar suas preocupações com os problemas enfrentados pela população do semiárido paraibano em decorrência estiagem prolongada. Anísio e Janduhy defenderam que o Governo Federal, através do Banco do Nordeste (BNB), perdoe as dívidas dos pequenos produtores rurais.

Já o deputado Quintans fez uma avaliação das ações da agenda positiva da ALPB para minimizar os efeitos da estiagem na Paraíba, a exemplo da Caravana da Seca e a “Campanha SOS Seca”, que tem como objetivo cobrar do Governo Federal soluções urgentes e duradouras para amenizar a situação de calamidade enfrentada pela população paraibana.

Assis Quintans ressaltou que todos os compromissos assumidos pela Casa de Epitácio Pessoa nos relatórios da Caravana e das visitas de inspeção as obras do projeto de transposição de águas do Rio São Francisco estão sendo cumpridos a risca. O deputado também anunciou que a ALPB irá realizar duas sessões espaciais, a primeira no dia 22 de março em Campina Grande, no auditório da FIEP; e outra no dia 5 de abril, em Monteiro, com a presença do ministro da Integração, Fernando Bezerra, para debater a questão da seca e prestar contas a sociedade das ações desenvolvidas pela Casa.

Requerimentos

Entre os 25 requerimentos aprovados estão quatro da deputada Lea Toscano (PSB) apelando ao Governo do Estado, através da secretaria estadual de Educação, para priorizar reformar quadras esportivas e ampliação do número de salas de aula em escolas das cidades de Guarabira e Pilõeszinhos.  A deputada também solicitou a CEHAP a realização de estudos técnicos para construção de casas no município de Guarabira.

Já o requerimento 4.307/2013, de autoria do deputado Vituriano de Abreu (PSC), apela ao Governador do Estado e ao Secretário de Estado da Saúde, no sentido de adotar providências administrativas com o objetivo de disponibilizar unidades Móveis do SAMU para as cidades de Cachoeira dos Índios, Bom Jesus, Santa Helena, Carrapateira, Bernardino Batista, Poço Dantas, Joca Claudino, Poço de José de Moura, bem como para o Distrito de Engenheiros Ávidos, no município de Cajazeiras.

Comentários