EFRAIM VICE: O pedaço de centro-direita necessário na chapa de João Azevedo – Análise

9 abr 2018

Uma foto recebida com exclusividade pelo Polêmica Paraíba, neste final de semana, pode selar a chapa de João Azevedo nessa eleição. A imagem mostra um encontro entre João Azevedo, o candidato a governador do PSB; Veneziano, que vai disputar uma vaga no Senado, também pelo PSB, e Efraim Morais, do DEM, que poderia figurar na condição de vice-governador.

A tese com o nome de Efraim é defendida nos bastidores, dentro do próprio grupo do governador Ricardo Coutinho. A ideia é que o nome de Efraim poderia equilibrar a chapa de João Azevedo, tida como de centro-esquerda. O raciocínio faz todo o sentido.

Leia Também:   Fabiano Gomes deixa o PPS, diz que Nonato “envelheceu” o partido e vai presidir o Avante de João Pessoa

João Azevedo lembra mais um candidato de centro, pois não está tão engajado na militância do PSB, como outras figuras do partido, e mais ligado aos projetos administrativos do governo. Os nomes que devem compor a chapa com ele, entretanto, são mais de esquerda e agradam muito os eleitores desse espectro político.

Veneziano Vital do Rego, que era do MDB e agora está no PSB para se candidatar ao senado e compor com João, deslocou-se bastante para a esquerda, para se contrapor ao grupo do Senador Cássio Cunha Lima e herdar votos daqueles que se opõem ao governo do presidente Michel Temer (MDB).

A chapa de João poderá ainda ganhar outro nome de esquerda, que pode ser Luiz Couto (PT), parlamentar que historicamente é fiel às pautas de esquerda no Congresso Nacional. A presença dele na chapa poderia “espantar” os eleitores mais conservadores e de direita.

Leia Também:   PSB confirma filiação de Joaquim Barbosa para o próximo dia 07 de abril

Efraim Morais, que pertence ao Democratas, é visto como um nome de centro-direita. Ele está ao lado de Ricardo Coutinho desde a primeira eleição ao governo, em 2010, juntamente com o filho, Efraim Filho. Ele leva consigo todo o recall de apoios que mantém no interior do Estado.

Em tempos de ascensão da direita em todo o país, o nome de Efraim Filho na condição de vice, se confirmado, é uma jogada inteligente e que pode ser crucial para uma possível vitória de João Azevedo.

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba

Créditos: Polêmica Paraíba

Comentários