Hospital Regional de Cajazeiras realiza Mutirão de Cirurgias de Catarata em agosto

27 jul 2013

Hospital Regional de Cajazeiras realiza Mutirão de Cirurgias de Catarata em agosto

O primeiro Mutirão de Cirurgias Eletivas de Catarata em moradores dos municípios pertencentes à 9ª Gerência Regional de Saúde, polarizado por Cajazeiras, será realizado entre os dias 19 e 23 de agosto, segundo informou a diretora do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), Maura Sobreira. A primeira etapa do mutirão foi concluída nesta quinta-feira (25), quando os usuários que estão na lista de espera para esse tipo de cirurgia compareceram à Faculdade Santa Maria para passarem pelo processo de triagem, que consiste na realização de exames para que, logo após os resultados, eles possam ser operados.

Equipes do HRC lideradas pela diretora Maura Sobreira deram todo o suporte necessário para que a triagem ocorresse. Os usuários ainda puderam curtir momentos de lazer com música ao vivo e café da manhã. A diretora parabenizou a todos pelo sucesso da primeira etapa e destacou o empenho e dedicação da equipe que deu suporte durante o evento. “A meta é de que sejam realizadas 40 cirurgias por dia, totalizando 200 cirurgias durante os cinco dias.”, disse. Os procedimentos serão realizados no próprio HRC, na sala III do Bloco Cirúrgico.

Depois de encerrada a primeira etapa de cirurgias, uma nova semana será agendada para a realização de mais 220, totalizando 420 intervenções como meta geral. O médico oftalmologista Daniel Stropp coordenará a equipe responsável pelas cirurgias. Ele deverá chegar a Cajazeiras no dia 19, acompanhado de dois membros de sua equipe.

Mutirões do Estado – Na Paraíba, serão mais de R$ 12 milhões a serem investidos em diversos tipos de procedimentos cirúrgicos eletivos. Em Cajazeiras, o mutirão de cirurgias de Catarata será o primeiro de vários outros mutirões que serão realizados pelo Hospital Regional de Cajazeiras.

Só de Catarata, para a 9ª Gerência Regional de Saúde, foram disponibilizadas 434 cirurgias, distribuídas para os 15 municípios, que apresentaram uma demanda de 746 pessoas. Em todo o Estado, estão previstas 3.382 cirurgias de catarata, processo já iniciado nos principais polos de saúde.

Comentários