Inaugurada a Primeira Residência Terapêutica de Cajazeiras

5 abr 2013


A secretaria de Saúde de Cajazeiras através da coordenação de Saúde Mental do Município inaugurou na tarde desta quinta-feira (04) a primeira casa do Serviço Residencial Terapêutico. O descerramento da placa foi feita pelo vice-prefeito Junior Araújo que representou a prefeita Denise Albuquerque e também pelo secretário de Saúde Henry Witchael.

Durante a solenidade se fizeram presentes a representante da Secretaria Estadual de Saúde Ivoneide Lima, a Coordenadora do Departamento de Saúde Mental, Layani Andrade, a Coordenadora de Saúde Mental Norma Maria Vianna e Coordenadora do Serviço Residencial Terapêutico Aline Rodrigues. Representando o poder legislativo cajazeirense, estiveram presentes os vereadores Moacir Menezes, Alisson Américo e Neto da Vila. Vários secretários e integrantes do governo municipal também prestigiaram a inauguração do novo serviço de saúde.

A Residência Terapêutica também já recebeu durante a inauguração o primeiro morador. Trata-se do senhor Valderez Gomes Vieira, morador de rua há quatro anos. Feliz, ele conheceu a sua nova moradia e falou de poder realizar uma reabilitação psicossocial. “Agora eu tenho uma casa para dormir e viver. Aqui estarei fazendo meu tratamento e tomando meus medicamentos. Fui abandonadopela minha família porque sou doente,” explicou.

A Residência Terapêutica constituem-se como alternativa de moradia para um grande número de pessoas que estão internadas há anos em hospitais psiquiátricos onde os mesmos não possuem um apoio adequado na comunidade, sendo um dos dispositivos assistenciais da rede substitutiva.

A equipe da primeira Residência Terapêutica de Cajazeiras-PB é composta por Enfermeira, Técnico de Enfermagem, Cuidadores em saúde mental e equipe de apoio. O Serviço Residencial Terapêutico será vinculado ao CAPS que vai desenvolver na parceria com a Residência Terapêutica as atividades, atendimentos individuais/grupo, oficinas, grupos terapêuticos.  O (SRT) funcionará em período integral de domingo a domingocontando com o acompanhamento da equipe.

Comentários