Morre primeiro piloto a vencer com a Ferrari na F-1

15 jun 2013

O ex-piloto argentino José Froilán González, primeiro a vencer com a Ferrari um GP de F-1, morreu neste sábado em Buenos Aires aos 90 anos, informaram seus familiares.

Na segunda temporada da história da F-1, no ano de 1951, González terminou na primeira colocação no circuito de Silverstone, no GP da Grã Bretanha, o quinto daquele ano. A Ferrari ainda venceria as duas provas seguintes, com o italiano Alberto Ascari.

González, terceiro colocado no Mundial daquela temporada também se tornou o único argentino a vencer nas 24 Horas de Le Mans.

Nascido na cidade de Arrecifes, na província de Buenos Aires em 1922, o piloto estreou na F-1 no GP de Mônaco, em 1950. Participou de 26 corridas durante nove temporadas, vencendo duas, ambas em Silverstone.

No total, somou dois segundos lugares, quatro terceiros, três poles positions e seis voltas mais rápidas.

Durante o GP britânico de 2011, González foi homenageado pela Ferrari e pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), pela primeira vitória com a escuderia italiana na F-1.


Bernie Ecclestone, presidente da FIA em 2002, ao lado de José Froilan González, ex-piloto argentino, em Monza, na Itália

DA EFE com UOL

Comentários