Mulheres Empreendedoras de São João do Rio do Peixe

11 mar 2014

Tomado pelo significado da palavra empreendedor, que é atualmente a palavra de ordem no mercado. Diversas escolas estão voltando seus ensinos para o comportamento empreendedor e por isso, as pessoas estão mudando sua concepção com relação aos empreendimentos e profissões. Movidas por uma necessidade (perda de emprego, por exemplo) ou por visualizar uma oportunidade no mercado, algumas pessoas podem iniciar um pequeno negócio, e ter sucesso por toda a vida. Outras podem não ser tão bem sucedidas, e terem que se deparar com um fracasso, apesar de seu esforço. Por que isto ocorre? Para responder a essa pergunta, vamos conhecer o que é o empreendedor, para depois conhecermos o seu perfil e as causas de sucesso e fracasso dos empreendimentos.

De acordo com Joseph A. Schumpeter – “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e matérias.” Outro conceito, da Amar Bhide/ Harvard Business School define que “trata-se simplesmente daquele que localiza e aproveita uma oportunidade de mercado, criando a partir daí um novo negócio.”

Ambos os conceitos levam-nos a pensar nas atitudes das pessoas empreendedoras: são inovadoras, inquietas, criativas, ousadas, além de terem sempre a sua visão voltada para o futuro. Por isso, elaboram todo um planejamento que vai permitir-lhes criar as condições vitais para o alcance dos seus objetivos, e têm sempre em mente que é importante alcançá-los tanto no plano profissional, quanto no familiar e pessoal – principalmente quando este é uma empreendedora. Motivadas por isto, criam sempre oportunidades e se envolvem com elas, entregando-se de corpo e alma para alcançar seus objetivos.

Para alguns, o sucesso dos negócios é pura sorte, mas para o empreendedor, é apenas o resultado de sua visão acompanhada de uma ação, pois todos os dias são feitos para se realizar algo. Não ficam reclamando do sol ou da chuva, pois estão ocupados em atingir o que planejaram para sua vida. Os obstáculos que surgem são retirados de sua frente com trabalho e garra, não servindo nunca como “desculpas” para afastá-lo de seus objetivos.

A ousadia é outra característica de pessoas de sucesso – principalmente das mulheres. Até mesmo porque, para empreender no Brasil só mesmo com muita garra e perseverança. As dificuldades são extremas e poucas pessoas têm coragem para enfrentar os desafios que surgem em seu caminho.

Por isso, o verdadeiro empreendedor não pode, em primeiro lugar, buscar o lucro, porque ele será o resultado das ações da empresa. Ele tem que estar sempre ligado ao mundo, buscando cada vez mais novos conhecimentos para enfrentar os desafios. Então qual será a razão de alguns empreendimentos serem bem sucedidos e outros fracassarem? Entre os diversos motivos, estão a falta de planejamento, pesquisa, conhecimento do negócio e do mercado. Outro fator é que existem pessoas que não possuem características comportamentais empreendedoras necessárias para os negócios como coragem para assumir riscos, persistência, planejamento, rede de contatos, comprometimento, entre outras; ou se as têm, não as identificaram ou as aprimoraram para se lançarem no mercado. Além disso, deve-se ter um profundo conhecimento do negócio em que deseja empreender. Muitas pessoas têm ideias, porém ficam somente nelas, não passando nunca para a ação, atitude necessária para transformá-las em realidade fazendo as coisas acontecerem. E isto somente ocorrerá se a pessoa tiver uma verdadeira paixão por aquilo que faz, pois este é o combustível necessário para entusiasmar-se por seu projeto de vida.

O verdadeiro empreendedor é um campeão que não desiste jamais, pois acredita em sua capacidade, e vê os fracassos como oportunidade de aprender cada vez mais. Não fica esperando a vida passar. Ele somente tem olhos para o futuro, sendo capaz de investir todo seu tempo na realização de seus sonhos! Enquanto não se levantarem e tomarem uma atitude que as levem a alcançarem seus objetivos, as pessoas ficarão na plateia, aplaudindo aquelas que tiveram coragem de subir no palco da vida! Em qual dos dois lugares você quer ficar?

Aproveitamos para deixar aqui os nossos mais sinceros parabéns às MULHERES empreendedoras de São João do Rio do Peixe, das quais nomeio aqui as que lembramos nesse momento tão especial, o DIA INTERNACIONAL DA MULHER: ACADEMIA FISIOFORMA – Chiquinha, ÁREA DE LAZER BRILHO DO SOL – Bibia, ARMAZÉM GALDINO – Ana Lívia, AUDICON – Manú, BRASIL GÁS – Lenira, BRUNO XEROX – Jamila, CASA DAS FRUTAS – Lucineide, CASA DO CAMPO – Valdísia, CENTRAL CONSTRUIÇÕES, ZAPATUS E PANELA DE BARRO – Meirinha, CÉSAR VARIEDADES – Márcia, CLÁUDIA BISCUIT ARTS – Claudia, EDILSON CONSTRUÇÕES – Rejane, EXCLUSIVA CALÇADOS – Chayene, F & A VARIEDADES – Ayane, FARMÁCIA CENTRAL – Dôra, FARMACIA ESTRELA – Viviane e Valdelice, FARMACIA FRAGOSO – Dijoelma, FARMACIA NSA. SRA. DO ROSÁRIO – Olímpia, FISIOBELA – Márcia, FRAGOSO CONSTRUÇÕES – Fábia, FRIGORÍFICO ESTRELA – Sílvia, FRIGOTIL – Sahra, GARDÊNIA MODAS – Preta, CABELEIREIRA – Glayzyane, HONDA – Simone, J. SOLANIEL MADEIRA E MATERIAL DE CONSTRUÇÃO – Valcelânia, ESTÉTICA – Janedith, JUVENIL VEÍ

CULOS – Terezinha, LÁ RAFFINE PRESENTES – Sônia, LANCHONETE NOVA ONDA – Mazé, Dedinha e Bibia, LARA LA MODI – Patrícia, LOJA DE MOVEIS SÃO GERALDO – Chinha, LOJA DE MOVEIS SÃO JORGE – Juraci, MADEREIRA SÃO CRISTOVÃO – Leira, MERCADINHO NOVA VIDA – Eliane, MERCADINHO DANTAS – Dinete, MERCALTIL SÃO LUIZ – Mazé, MIRIAN BOUTIK – Mirian, NADINY MODAS – Nadir, NILTON MOTO – Adriana, PANIFICADORA SÃO JOÃO – Rosa, PIZZARIA ALINE – Tetéia, RÁDIO ALTERNATIVA – Edileuza, REQUINTE PRESENTES E DECORAÇÕES – Carminha, SJ MODA FASHION – Irlândia, SUPERMERCADO BOM PREÇO – Elizabete, SUPERMERCADO RIO DO PEIXE – Caixa, SUPERMERCADO SUPER AMIGO – Nalda, TECIDOS SOARES – Celina, TOP TIME CONSERTOS DE RELOGIOS – Rosimeire, VEST REVEST – Daiar, VIDRAÇARIA NSA. SRA. DE FÁTIMA – Tatiana.

Texto de Maria do Rosário Martins com adaptação de Paulo Sóstenes Moreira Rangel

Comentários