Os Pingos Quentes das Últimas Horas

4 set 2017

FOTO-PRICIPAL

Em noite marcada por homenagem e emoção, dentro das comemorações dos 23 anos de emancipação política do município de Bernardino Batista, a ex-secretária municipal de saúde e ex-vice-prefeita por duas vezes de Luís Gomes-RN, médica Antônia Gomes Abrantes Barbosa recebeu sábado (02), às 17h, na Câmara Municipal – Casa Manoel Gomes de Brito, perante grande público, o Título de “Cidadão Benemérita Batistense”.

************************************************************************

A honraria concedida por meio de Projeto de Decreto Legislativo de autoria da vereadora Alcineide Egídio de Moura Gomes (PSB), vem em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade batistense pela médica Antônia Gomes Abrantes Barbosa na gestão do então prefeito Assis Gomes e que teve como secretária municipal de saúde a saudosa Dra. Adélia Estrela de Abrantes.

************************************************************************

A solenidade foi presidida pelo Presidente da Câmara vereador Allisson Ruy dos Santos Tomé (PSB) e contou com a participação dos vereadores, Aurilene Barbosa de Oliveira (PSB), Antônio Aldo Andrade de Sousa (PSB), Alcineide Egídio de Moura Gomes (PSB), Maria de Fatima Alves de Morais (PSB), Sebastião Estrela –Bastim de Albuíno (PSDB), João de Deus de Sousa – Dão Cabeleireiro – (PSB) e Cicero Antônio Paulo (PSB).

************************************************************************

Os sete homenageados foram:

Médica Antônia Gomes Abrantes Barbosa (propositura da vereadora Alcineide Egídio de Moura Gomes (PSB) ): médica que tem laços familiares no município. Ele recebeu título de Cidadã Benemérita;

Médica Yurina Isaac Ramirez (propositura do vereador Aldo Andrade): médica cubana que presta serviço na Estratégia Saúde da Família (ESF) do município;

Aurileide Egídio de Moura (propositura do vereador Allisson Ruy Santos Tomé): prefeita do município de Poço de José de Moura. Aurileide tem fortes laços familiares em Bernardino Batista. Após receber o titulo, Aurileide recebeu uma homenagem com uma apresentação da Banda Marcial de Poço de José de Moura, que leva seu nome.

Antônio Quirino de Moura (propositura da vereadora Alcineide Egídio de Moura): ex-deputado e ex-prefeito de Cajazeiras;

José Lacerda Neto (propositura da vereadora Maria Eliete Silva): ex-vice-governador da Paraíba e deputado estadual por vários mandatos. José Lacerda é considerado um dos principais responsáveis pela emancipação política de Bernardino Batista. Ele não pode comparecer ao evento por problemas pessoais.

Lindolfo Pires (propositura do vereador Allisson Ruy Santos Tomé): deputado estadual. Atualmente está licenciado da Assembleia e exerce cargo de secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba;

Wilson Santiago Filho (propositura da vereadora Maria Eliete Silva): Deputado federal com atuação na região do Alto Sertão paraibano. Wilson Filho também tem fortes laços familiares com Bernardino Batista.

Prestigiaram a cerimônia o esposo da homenageada, o ex-vice-prefeito e ex-Presidente da Câmara Municipal de Luís Gomes-RN, agropecuarista José Abrantes Barbosa (Zé Abrantes), o seu tio ex-

fiscal de tributos e ex-delegado de Polícia de Bernardino Batista-PB, Francisco Norberto de Abrantes (Chico de Norberto), empresário Francisco Alcione Batista e esposa, Valdelice Batista de Freitas, Waldirene Gomes de Abrantes, dentre outros.

************************************************************************

PERFIL DA HOMENAGEADA

A médica Antônia Gomes Abrantes Barbosa nasceu no dia 10 de junho de 1952 no município de São João do Rio do Peixe – PB. É filha do saudoso comerciante sousense Nicácio Gomes dos Santos e Dona Francisca Antônia da Conceição (Tatia) natural de Bernardino Batista. É casada com o ex-vice-prefeito e ex-Presidente da Câmara Municipal de Luís Gomes-RN, agropecuarista José Abrantes Barbosa (Zé Abrantes). Ela é neta do saudoso comerciante batistense Norberto Estrela de Abrantes e D. Antônia Batista da Conceição “in memoriam”. É membro das tradicionais famílias Abrantes, Barbosa, Batista, Estrela, Gomes e Tomaz.

************************************************************************

Dra. Antônia Gomes de Abrantes é mãe de quatro filhos o médico gastro Thiago Abrantes Barbosa, a médica dermatologista Tamara Abrantes Barbosa, a enfermeira Adriana Abrantes Barbosa Maia e o comerciante Lamartine Talvany Abrantes Barbosa. Sua experiência profissional é extensa e edificadora, tendo exercido diversos cargos e funções. Dra. Antonia Gomes Abrantes Barbosa já exerceu o cargo de secretária municipal de saúde e de vice-prefeita por duas vezes em Luís Gomes-RN. Em 2015 disputou o cargo de prefeita em eleição suplementar. Atualmente atua como médica do Programa Mais Médicos no município de Paraná-RN.

************************************************************************

Dra. Antônia Gomes Abrantes Barbosa é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus de João Pessoa-PB. Prestou relevantes serviços como médica nos municípios de Luís Gomes, Major Sales, Paraná e Pau dos Ferros. Atuou como médica em Bernardino Batista na gestão do ex-prefeito Assis Gomes.

************************************************************************

A médica Antônia Gomes Abrantes Barbosa é reconhecida pela honestidade, seriedade, humildade, dignidade, competência, compromisso, espírito público, abnegação, carisma, espírito conciliador, respeito à lei e à democracia. Na sua família exerce o papel de verdadeira líder. É uma mulher conhecida, amada pelos mais pobres e respeitada, enquanto política, esposa, mãe, avó, médica e cidadã.

************************************************************************

A iniciativa é uma justa homenagem à Dra. Antônia Gomes Abrantes Barbosa. “É nosso anseio agraciar essa profissional que dedicou e dedica sua vida à medicina com o objetivo humanitário de servir ao ser humano.”, destacou a parlamentar Alcineide Egídio de Moura Gomes (PSB).

“É responsabilidade do Poder Legislativo realizar esse ato. Não podemos deixar de reconhecer o trabalho de quem fez diferença em nossa cidade. Por isso, é uma grande honra poder prestar essa homenagem”, explicou a vereadora Alcineide Egídio.

************************************************************************

O prefeito de Bernardino, Gervázio Gomes do Santos (PSB) e os vereadores do município receberam diversas autoridades durante o evento. Entre elas o ex-prefeito de Bernardino Batista, Assis Gomes; o ex-prefeito de Poço Dantas, Itamar Moreira Fernandes; o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone; o presidente da Câmara de Sousa, vereador Aldeone Abrantes. Os vereadores de Triunfo Paulinho e Tico Constantino; o vereador de Joca Claudino, Expedito Leite; e o presidente da OAB de Cajazeiras, Dr. João de Deus Quirino.

Comentários