Polícia apreende armas e drogas durante Operação Semana Santa

30 mar 2013

A Operação Semana Santa, lançada pela Polícia Militar, na noite da quarta-feira (27), já apreendeu dez armas de fogo e prendeu três pessoas com drogas em todo Estado. As ações vão até o dia 1º de abril, com o reforço de 434 policiais, por dia, além de 62 viaturas. O objetivo é reduzir em 10% os crimes de homicídio em relação ao mesmo período de 2012 e reforçar o policiamento para evitar crimes de roubos e furtos, principalmente nas residências, já que muitas pessoas deixam suas casas para viajar durante o feriadão.

Na primeira noite de operação, os comandante e subcomandantes dos batalhões e companhias estiveram à frente da tropa coordenando as rondas e abordagens. O ponto de partida foi da Praça Dom Adauto, no Centro de João Pessoa, onde o comandante Geral da instituição, coronel Euller Chaves, deflagrou a operação para todo Estado.

Resultado parcial – As rondas começaram com os comboios policiais visitando pontos com maiores índices de ocorrências. No bairro do Açude, em Santa Rita, os policiais aprenderam um revólver calibre 38 com Elias da Conceição Silva, de 47 anos, que estava ameaçando um rapaz no local. Em Bayeux, na cidade vizinha, os policiais apreenderam três pistolas e um revólver ao abordar um grupo de rapazes. Três pessoas foram conduzidas até a delegacia.

Também na região metropolitana de João Pessoa, no bairro de Tambaú, os policiais encontraram um revólver calibre 38 com seis munições ao abordarem Jonh Early, de 51 anos.

Já na cidade do Conde, no Litoral Sul do Estado, os policiais abordaram um veículo com quatro ocupantes e encontraram com Edvaldo da Silva, de 36 anos, um revólver com munições. Em Campina Grande, também durante uma abordagem, um adolescente de 16 anos foi apreendido com um revólver calibre 32 no centro da cidade.

Em Coremas, no sertão do Estado, os policiais apreenderam um revólver calibre 38 com José Jota, de 47 anos. Ainda na região do Sertão, na cidade de Nazarezinho, duas espingardas foram apreendidas com Abel Gomes Sousa e Silva, de 27 anos. Ele estava ameaçando a própria esposa, em um sitio da cidade.

Em todos os casos os acusados foram levados para a Delegacia de Polícia Civil e autuados por porte ou posse ilegal de arma.

Apreensões de drogas – A operação realizou apreensões de drogas em três bairros de João Pessoa. Na Comunidade do Taipa, no bairro do Costa e Silva, os policiais do Batalhão de Polícia Ambiental apreenderam quase 1 kg de crack ao abordar Amstrong de Souza Rodrigues, de 18 anos. Com ele também foram encontradas duas munições de pistola. No Mercado Central, a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rotam) do 1º Batalhão abordou Jair dos Santos Silva, de 18 anos, e encontrou com ele 44 pedras de crack. Quinze pedras da mesma droga também foram apreendidas por policiais da Unidade de Polícia Solidária do Bairro São José, na principal rua do bairro. O material estava com o ex-presidiário Juvenilson do Nascimento, de 26 anos.

Campina Grande – A ação conta com mais de 900 policiais e vai até o próximo domingo (31). De acordo com o comandante do CPR1, tenente coronel João da Matta, mais de 90 viaturas, entre motos e carros, fazem o patrulhamento das ruas neste período. “Um dos objetivos principais do policiamento ostensivo é justamente a prevenção. Quando a polícia se faz presente, a incidência de crimes é reduzida”, disse João da Matta.

Segundo o comandante do 2º BPM, tenente coronel Souza Neto, as ruas de Campina contam com a Rádio Patrulha, Choque, Rotam, CPTran, Força Tática e a Ciclopatrulha. Os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) também reforçam o policiamento em atividades e locais específicos.

Patos – A Operação Semana Santa conta com um efetivo de 50 homens. De acordo com o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Eneias Cunha Rolim, várias ações serão executadas para garantir a segurança neste período. “É uma operação institucionalizada desencadeada em todo Estado da Paraíba, para garantir a integridade física do povo paraibano”, disse o comandante.

[portfolio_slideshow]

Comentários