Previsões de chuvas animam, mas comunidades rurais continuam sendo abastecidas

5 mar 2013

Estudos realizados pelos meteorologistas do Governo do Estado indicam que o Sertão paraibano pode ter chuvas de intensidade significativa, na próxima semana. A previsão feita pelos técnicos da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba também abrange as áreas do Cariri, Curimataú e Alto Sertão.

Preocupada com a situação dos agricultores da zona rural de Cajazeiras, a prefeita Denise Albuquerque disse que a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente vem dando o apoio necessário aos homens do campo até que as chuvas possam cair com frequência. “Estamos prestando assistência com melhorias no sistema abastecimento de água através de carros pipas e cisternas. São muitos problemas, mas a nossa equipe está fazendo de tudo para atender as demandas e minimizar o sofrimento do nosso povo,” disse.

Para Arcanjo Neto, secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, sua equipe de trabalho vem alertado “em sucessivos ofícios” à presidente Dilma Rousseff, aos ministros da Integração, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e à presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que a seca ainda não acabou. Segundo ele, os reflexos causados pela longa estiagem são preocupantes. “Podemos comparar esta seca a um tremendo terremoto, cujas conseqüências serão sentidas pelo menos nos próximos dez anos, ou mais. Estamos também em parceria com o Governo do Estado para que os agricultores possam ser atendidos com o mínimo de ações paliativas,” disse.

Comentários