Professores da rede estadual de ensino podem se inscrever para curso de Astronomia Básica

27 jul 2013

Os professores que lecionam Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino e de outras redes públicas têm agora a oportunidade de ampliar os conhecimentos na área de Astronomia. O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Nepa) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abriu 40 vagas para o Curso de Capacitação de Ensino em Astronomia.

As inscrições estão abertas até o dia 6 de agosto. O curso é gratuito e ofertado totalmente na modalidade à distância (EAD), por isso as aulas serão ministradas por meio da plataforma Moodle, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O curso tem duração de 100 horas, distribuídas em 10 semanas, e acontecerá no período de 19 de agosto a 27 de outubro. No dia 17 de agosto, será divulgada a lista com os candidatos selecionados.

Inscrições – Podem se inscrever professores da Rede Pública de Ensino que lecionam a disciplina de Ciências no Ensino Fundamental e que estejam em plena atividade de sua função. Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário disponível neste link: http://www.ifpb.edu.br/nepa/cursos. Ao final do curso, cada professor deverá receber um Certificado homologado pelo IFPB. O curso é composto por tópicos como Medidas Astronômicas, História da Astronomia, Sistema Solar, Galáxias, Constelações, entre outros.

Importância – O professor Francisco Nobre, coordenador do Nepa, afirmou que docentes de qualquer região do País podem fazer o curso que será estruturado a partir da Diretoria de Educação à Distância do Instituto. Ele destacou que o curso é importante para fortalecer a formação dos professores de Ciências. “Muitos professores são formados em Biologia, por exemplo, mas durante a graduação o conteúdo de Astronomia não foi contemplado. O curso dará uma visão melhor aos professores que estão em sala de aula”, ressaltou.

Comentários