Programa “Amigos do Peito” realizará 80 exames de mamografia

28 mar 2013

Programa “Amigos do Peito” realizará 80 exames de mamografia em Bayeux durante ações itinerantes


As mulheres do município de Bayeux terão o acesso facilitado ao exame de mamografia graças a uma ação conjunta da Prefeitura Municipal de Bayeux com a Organização Não Governamental (ONG) “Amigos do Peito”. Serão 80 exames diários de mamografia realizados em mulheres a partir dos 35 anos de idade. A iniciativa do programa, em Bayeux, é da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Indústria, Comercio e Desenvolvimento. A primeira ação acontecerá já na próxima segunda (01) e seguirá durante toda a semana.

O atendimento será feito, através de uma unidade móvel, por uma equipe de profissionais da área de saúde disponibilizada pela ONG e acontecerá sempre das 07h30 às 18h, nos bairros da cidade que foram divididos em cinco regiões.

A mamografia é uma das armas mais eficientes na prevenção do câncer de mama, neoplasia mais comum entre as mulheres. De acordo com o secretário de saúde, Fernando Ramalho, a Prefeitura trabalha para amenizar a incidência da doença no município e apoia o programa para que as mulheres de Bayeux possam prevenir esse tipo de câncer diagnosticando-o com rapidez, aumentando as chances de cura da paciente.

“Nossa meta, nesta primeira ação, é atender à cerca de 400 mulheres   que farão desde mamografias até exames de saúde básicos. A Secretaria de Saúde irá tornar o “Amigos do Peito” um programa permanente na cidade.  Com isso, iremos multiplicar o número de mamografias realizadas no município”, afirma Fernando Ramalho.

De acordo com o secretário de Indústria, Comercio e Desenvolvimento, Claudelmano Bezerra, um dos incentivadores da chegada do programa à Bayeux, a Prefeitura também disponibilizará, além da unidade móvel para o exame da mamografia, um posto itinerante para realização de exames básicos de saúde, tais como aferição da pressão arterial,teste de glicemia entre outros.

Comentários