QUEM TEM MEDO DAS OITICICAS

18 jun 2018

Escreveu: Francisco Alves Cardoso – 27/02/2012

 

As árvores chamadas oiticica tem o lado bom e o da assombração. De tamanho grandioso, folhas grossas e barulhentas, geralmente nascem e crescem às margens dos riachos, florescendo em terreno molhado e fértil.

É da família das crisobalanáceas e é tida como planta medicinal. Tem o tronco muito grosso.

Nos tempos idos, a folhagem das oiticicas era usada pelos campesinos para a confecção de latadas nas laterais das residências, especialmente nas frentes das casas, como também nas portas da cozinha.

A folhagem é tão forte que demora muito a se quebrar, por isso as armações feitas ao redor das residências ficam iguais a cobertura de telhas.

Dizem as pessoas mais idosas que todo pé de oiticica é mal assombrado. As margens dos córregos e riachos os pés nascem e crescem perto uns dos outros, ficando as folhas entrelaçadas. Quando o vento chega durante a noite, elas ficam balançando e batendo umas nas outras, fazendo uma zoada insuportável, parecendo gemidos, rosnados, uivos, coisas parecidas com o chamado mal-assombro tão alardeado entre os sertões nordestinos.

Realmente, é preciso ter coragem para passar debaixo de um amontoado de pés de oiticica, altas horas da noite, porque fica tudo escuro pela junção das folhas, e a zoada entre elas é realmente ensurdecedora, espalhando medo, arrepios e assombração total. Quem for fraco corre rápido, isto é, se as pernas ainda tiverem forças.

Conheço alguns amigos que já passaram por esse vexame. Na região da antiga Lagoa Redonda, município de Marizópolis – PB, onde está encravado o Riacho do Caboré tem algumas passagens totalmente tomadas pelo “oiticical”, e alguns medrosos já saíram do matagal em verdadeiro estado de choque, afirmando que viram grandes assombrações.

Mesmo sabendo as causas de tais assombrações, os fracos correm, gritam e pedem apoio para se livrar da movimentação tão abusiva.

As frutas não são comestíveis, são aproveitadas especialmente para a fabricação de sabão.

A madeira é usada para lenha e fogueira, pois não é tão forte e nem resistente.

Comentários