Secretaria de Saúde intensifica combate a dengue

26 mar 2013

Secretaria de Saúde reforça trabalho, mas alerta sobre crescimento dos casos de dengue em todo estado

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, continua com  os trabalhos de prevenção contra o mosquito transmissor da dengue. Diariamente são realizadas visitas nas residências, comércios, empresas, escolas e terrenos para identificar possíveis focos de larvas do Aedes Aegypti. Os agentes de controle de endemias realizam os serviços de colocação de veneno nos vasos e ralos, nebulização, bloqueios e mutirões para o recolhimento de materiais acumuladores de água, além de orientar a população sobre os cuidados necessários para eliminação dos focos do mosquito.

Essas medidas são realizadas durante o ano todo, juntamente com campanhas de conscientização em parceria com entidades e escolas, através da distribuição de folhetos e cartazes explicativos e veiculação de mídias de rádio e na imprensa local.

De acordo com o secretário de Saúde, Henry Witchael, as equipes atuam em toda a cidade, porém, o nosso principal agente é a própria população que deve tomar pequenos cuidados para evitar o acúmulo de água nas residências. “Os cuidados são constantes, todos devem ter consciência e responsabilidade verificando suas residências para evitarmos a proliferação de larvas do mosquito transmissor da dengue,” disse. Ele lembrou

ainda que é importante que as pessoas que contraírem a doença (mesmo quem procura diretamente médicos particulares ou de convênios) façam a comunicação dos casos.

Nesta segunda-feira (25) informações do 9º Núcleo Regional de Saúde, confirmaram o aumento de casos de dengue na Paraíba.  De 1º de janeiro até 1º de março, o Estado da Paraíba registrou um total de 770 notificações de dengue, um aumento de 40,25% nas notificações em relação ao mesmo período de 2012, quando foram notificados 549 casos.

Comentários