Secretaria de Agricultura faz a distribuição de 5 mil raquetes de palma-forrageira

27 abr 2013

A Secretaria da Agricultura do município de Bom Jesus, através do secretário Givaldo Gonçalves da Silva e a Emater-PB escritório Bom Jesus através do extencionista Leonardo, fizeram no último dia (25), a distribuição de 5 mil raquetes de palma-forrageira resistente à cochonilha do carmim, variedade “Palmepa PB1” desenvolvida geneticamente pela EMBRAPA-PB, e distribuído a 50 agricultores do município. Sendo que foi distribuído em torno de cem raquetes para cada produtor, a palma é distribuída pelo Governo do estado em parceria com a prefeitura municipal de Bom Jesus.

Para o Prefeito Roberto Baima, essa iniciativa do Governo do Estado é louvável, uma vez que o nosso sertão nordestino foi um grande produtor da palma, e que foi dizimada com a praga da colchonila do carmim. Hoje com o problema da estiagem vários agricultores perderam parte de seu rebanho por falta de suplemento forrageiro, sendo que a palma é um dos produtos de fácil manejo e de uma qualidade excelente para o rebanho, com essa distribuição estaremos garantindo ao nosso município o resgate desta cultura. disse

A palma (Opuntia ficus-indica L.) é uma dasprincipais alternativas para alimentação decaprinos, ovinos e bovinos no Semiárido brasileiro. Contudo, o ataque da cochonilha-do-carmim (Dactylopius opuntiae Cockerel) erradicou grande parte da área plantada, já que a maioria das variedades cultivadas são suscetíveis à praga. Três novas variedades resistentes à praga foram identificadas: Orelha-de-elefante mexicana, Miúda ou Doce e a variedade Mão-de-moça (clones IPA-Sertânea e PALMEPA-PB1). Contudo, a disponibilidade de material propagativo (cladódios ou raquetes) ainda é baixa, aumentando o preço da palma-semente. Assim, desenvolveu-se uma metodologia utilizando-se fragmentos (pedaços) de aquetes para a obtenção de novas mudas.

[portfolio_slideshow]

Comentários