Secretária de Saúde de Cajazeiras intensifica ações de vigilância contra Sarampo

27 jun 2013

A Secretaria de Saúde de Cajazeiras através do Setor de Imunização do Município iniciou esta semana uma busca ativa por pessoas que não foram vacinadas contra o Sarampo. O objetivo também é atualizar os cartões de vacina dos usuários, esclareceu uma das coordenadoras Semíramis Rodrigues.

O público-alvo é formado, principalmente, por adolescentes e adultos, já que, no caso das crianças, os pais geralmente mantêm os cartões de vacina em dia. “A Secretaria Estadual vêm nos dando suporte e ajudando com orientações de vigilância epidemiológica e com recomendações que são passadas para a população. Tudo está sendo feito nas comunidades para evitarmos a reintrodução viral do sarampo em toda nossa região,” disse

Vacina e tratamento

A dosagem da vacina contra sarampo depende da faixa etária: de 1 a 19 anos, duas doses; homens de 20 a 39 anos e mulheres de 20 a 49 anos (com exceção de gestantes), dose única. O tratamento para quem está com sarampo consiste em avaliação médica, repouso domiciliar (com isolamento), hidratação, tratamento dos sintomas e monitoramento das complicações.

Comentários