Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras lembra os 30 da Luta Antimanicomial

20 maio 2017

antimanicomial-3-696x461

O Movimento da Luta Antimanicomial que nasceu no Encontro Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, realizado em (18) de maio, de 1987, no interior do Estado de São Paulo, com o lema “por uma sociedade sem manicômios“, denunciava-se abusos e violação de direitos humanos sofridos pelos usuários da saúde mental dentro dos manicômios. Em Cajazeiras, a Secretaria Municipal de Saúde deu inicio no último dia (18), atividades com pacientes acometidos de transtorno mental, estas atividades se estenderão até o dia (22) deste mês de maio.

Como processo decorrente deste movimento, a Reforma Psiquiátrica, definida pela Lei 10216/2001 (Lei Paulo Delgado) como diretriz de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferindo o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar, para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.

Baseando-se nessas necessidades a Secretaria de Saúde de Cajazeiras – juntamente com a Coordenação de Saúde Mental, comemorou hoje, sexta-feira (19) de maio, o “Dia Nacional de Luta Antimaniconial”, com uma grande programação envolvendo usuários dos CAPS e, Residência Terapêutica. A referida programação aconteceu na sede do CAPS II, com a presença da Secretária de Saúde Dra. Paula e, dos vereadores: Jucinério Félix e Neto da Vila Nova, usuários, familiares dos usuários e comunidade.

Naquele momento de programação e descontração, houve brincadeiras, distribuição de brindes, um lanche especial, e na oportunidade, a Secretária de Saúde usou a fala, dizendo das melhorias que serão implantadas no CAPS II, para todos os usuários, que por ventura necessitem fazer uso. Dando suporte para todos os serviços de Atenção Psicossocial de Cajazeiras, Dra. Paula reafirmou total apoio à causa, dentre elas: aquisição de medicamentos, alimentação de qualidade, material de expediente especifico e, contratação de profissionais para melhorar o serviço.

Mais imagens, clique aqui.

SECOM-CZ

Comentários