Secretaria realiza palestra sobre Setembro Amarelo no Cidade Madura

20 set 2018

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos, em parceria com o CRAS I – Centro de Referência de Assistência Social, realizou na manhã de hoje (19), uma palestra ministrada pela psicóloga Vilma Oliveira, alusiva ao “Setembro Amarelo” – mês de prevenção ao suicídio, que foi realizada no pátio do Condomínio Cidade Madura.

A profissional buscou orientar os idosos do Serviço, sobre as principais causas do suicídio. Aproximadamente, cerca de 30 idosos participaram do evento.

De acordo com a psicóloga, a palestra teve como principal objetivo alertar os idosos sobre os sintomas que podem vir a levar uma pessoa ao suicídio, lembrando que “Depressão não é frescura”, que a pessoa precisa de ajuda, e que passando por qualquer sinal de alerta procurar ajuda profissional e não o isolamento.

Os idosos interagiram e debateram o tema com a psicóloga, que ressaltaram a importância do convívio familiar. “É preciso que a família faça um acompanhamento da vida da pessoa idosa. O isolamento pode provocar diversas doenças, dentre ela, a depressão, podendo levar ao suicídio”, disse.

O suicídio é um fenômeno complexo que envolve diversas causas e que afeta o individuo, além de suas vítimas, a família. Portanto é necessária a participação de toda sociedade na prevenção, em especial na vida do idoso.

O evento contou com a presença de toda equipe do CRAS I e das estagiarias do Curso de Psicologia da Faculdade Santa Maria, como também do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Ao final foi servido um lanche a todos que estavam presentes.

Secom Cajazeiras

Comentários