Secretário de Saúde de Cajazeiras diz que vírus 4 da dengue preocupa

23 maio 2013

Secretário de Saúde de Cajazeiras diz que vírus 4 da dengue preocupa, mas lembra que variação não é mais nem menos perigosa que as demais

O avanço do vírus tipo 4 da dengue em Cajazeiras preocupa, mas tudo já está sendo feito para que os trabalhos sejam intensificados com ações e políticas públicas voltadas à prevenção e combate à doença.  Não pelo vírus em si, que não é mais nem menos perigoso que os tipos 1, 2 e 3, mas pela entrada em ação de mais uma variação do microorganismo, explicou o secretário de Saúde, Henry Witchael.

Em recente conversa com o secretário de Estado de Saúde, Henry Witchael afirmou que o Governo do Estado através da Gerencias Regionais realizarão de 03 de Junho á 05 de Julho, várias capacitações e treinamentos com os agentes de endemias e profissionais da saúde.  Nesses encontros será feito um alinhamento das informações técnicas para definição dos fluxos, qualificação dos sistemas de informação, multiplicação e apoio à implantação de estratégias de monitoramento da infestação do vetor, dentre outros temas. Também será discutida a multiplicação e monitoramento do manejo clínico da dengue e estruturação de fluxo de paciente com suspeita de dengue na rede municipal e regional.

O vírus do tipo 4 aumenta a possibilidade de uma pessoa que já teve a doença, contraía-la novamente. O tipo 4 pode fazer com que uma mesma pessoa tenha dengue até pela terceira vez. E isto aumenta o sofrimento, aumenta as chances de a pessoa ter febre hemorrágica, lembrou o secretário de saúde.

Comentários