Secretário de Saúde de Cajazeiras participa de evento em Brasília

16 jul 2013

Secretário de Saúde de Cajazeiras participa de evento em Brasília buscando recursos federais para município

O secretário de Saúde do município de Cajazeiras, Henry Witchael esteve na capital Brasília durante a semana passada onde participou da 4ª Plenária do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública “Saúde+10”, que tem como objetivo principal a apresentação de projeto de lei de iniciativa popular obrigando o Governo Federal a destinar 10% do orçamento para o setor.

Durante a plenária, foi estipulada a data de 10 de julho como o Dia Nacional de Mobilização pela coleta de Assinaturas para o projeto de lei e ainda dia do lançamento de uma minuta com os termos do projeto de lei.

Também na ocasião foi entregue à presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, as primeiras 10 mil assinaturas coletadas pelas Seccionais da OAB de São Paulo e da Paraíba.

A campanha já colheu um milhão e 200 mil assinaturas, mas, para entrar na pauta do Congresso Nacional, é preciso 1 milhão e 500 mil assinaturas. Os 10% pleiteado pelo Movimento representa um incremento de aproximadamente R$ 43 bilhões de reais no orçamento da Saúde, totalizando o montante de R$ 130 bilhões anuais.

O secretário Henry Witchael destacou a importância do evento e a necessidade de conseguir mais recursos federais para a Saúde. “Todos os manifestos nas ruas do país apontaram a Saúde pública como prioridade, por essa razão, estamos na luta por melhorias nos repasses federais”, disse Henry.

Comentários