Semana da Próstata realiza ações no Ponto de Cem Réis nesta quinta e sexta

25 abr 2013

A Semana de Prevenção ao Câncer de Próstata, promovida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, vai realizar atendimento médico nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26), no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital. A campanha passou pelas cidades de Belém, Caaporã, Conceição e Areia de Baraúnas, no interior do Estado, nesta quarta-feira (24), e contou com a participação e o apoio dos paraibanos que estão tendo a oportunidade de receber orientações e combater a doença.

No município de Belém, o evento teve início com uma palestra proferida pelo médico urologista Jarques Sales, que falou sobre a gravidade do câncer e esclareceu as dúvidas dos pacientes sobre a doença, antes de iniciar os atendimentos. Mais de 45 homens foram atendidos. A ação foi coordenada pela equipe da ALPB, através de Sônia Aguiar e Fátima Lisboa, e aconteceu no Hospital Distrital de Belém.

“A campanha tem ajudado bastante para que a população se conscientize da gravidade que é o câncer de próstata e a necessidade de prevenir através do exame. Em Belém muitos homens se submeteram ao atendimento mostrando que os cuidados são muito mais importantes do que o preconceito que ainda existe para iniciar o tratamento”, ressaltou Sônia Aguiar.

Já em Caaporã, a ação foi coordenada em parceria da ALPB com a Prefeitura Municipal e contou com a participação do médico urologista presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Secção Paraíba, Emerson Medeiros, que antes de realizar os mais de 40 atendimentos, realizou uma palestra sobre o combate a doença.

Durante toda a semana têm ocorrido ações sobre o assunto nas cidades de Guarabira, Esperança, Patos, Sousa, Cajazeiras, João Pessoa e Campina Grande, onde as pessoas interessadas na realização do exame têm procurado as unidades de Programa de Saúde da Família (PSF) e inicialmente são submetidas ao exame de Antígeno Prostático Específico (PSA). Em seguida, são encaminhadas pelo médico para o exame de toque retal, caso necessário.

Além dos atendimentos no Ponto de Cem Réis em João Pessoa e nas cidades pólos, a campanha vai abranger nesta quinta-feira as cidades de Pilar, Pilões, Boa Ventura e Aguiar.

[portfolio_slideshow]

Comentários