Sessão Especial discute contratação de médicos estrangeiros

22 maio 2013

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) promove nesta quinta-feira uma sessão especial para discutir a contratação de médicos estrangeiros pelo Governo Federal para trabalhar no Brasil, através do Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião ocorre às 10h30, no plenário José Mariz.

De autoria dos deputados José Aldemir (PEN) e Lindolfo Pires (Democratas), a sessão especial vai contar com representantes dos conselhos Federal e Regional de Medicina, representantes de professores e estudantes dos cursos de medicina e da sociedade civil organizada em geral.

Para o deputado José Aldemir, a sessão tem o objetivo de discutir o assunto e estabelecer critérios. “Queremos formar uma comissão para mobilizar os estados a discutirem este assunto”, resumiu.

Entenda

A pretensão do Governo Federal em contratar médicos cubanos tem dividido opiniões Brasil afora. A presidente Dilma Rousseff, que negocia a vinda dos profissionais ao país, defende que esta é a forma de apoiar serviço público de saúde, já que há carência de mão-de-obra deste setor.

Já representantes dos médicos brasileiros, como o Conselho Federal de Medicina (CFM) criticam a ação por uma questão de soberania nacional, já que envolve a presença de tantos estrangeiros no país.

Além disso, o CFM pede mais esclarecimentos sobre este caso, além de criticarem o fato destes médicos não poderem praticar a Medicina no Brasil sem o diploma validado no país.

Comentários