SONHO DE MENINO

9 ago 2018

Escreveu: Francisco Alves Cardoso – 22/11/2011

         Nada melhor na vida, do que ser menino. Todo menino é um sonhador, pensa longe e se acha um herói. A única coisa que o preocupa é levar uma pisa dos pais, sem poder dar o troco.

         Menino sonha grande, porque acha que sabe tudo e não tem medo de nada. Diante dos demais, cresce rápido e quer assumir o comando da sua comunidade.

         Vive sonhando em caçar pássaros e animais outros que já viu os amiguinhos buscar nas matas. Esse é o sonho que o faz amar a natureza.

         Quer viajar pelo mundo afora. Diz sempre aos pais e colegas que, ao crescer vai viajar por todo canto. É uma maneira de desafiar os pais e incomodar os coleguinhas.

         Diz sempre que vai ser rico, para comprar bonitos cavalos, muitos bois, carro do ano, enfim, possuir tudo o que é de luxo.

         Ah, todo menino é valente. Procura ser o mais forte do lugar, em qualquer coisa jura que vai se vingar. E chora de raiva quando não pode vencer os desafiadores.

         Todo menino é mais bonito do que os outros, porque já nasce com o desejo de conquistar todas as mulheres.

         O sonho de andar bem vestido é um dos maiores quer roupas luxuosas, sapatos, tênis, para fazer inveja aos outros.

         Deseja andar muito. Não gosta de viver dentro de casa. Quer caminhar pelas redondezas, visitar amigos, caçar, ir aos rios, riachos e açudes para um banho bem arretado.

         Ser livre e independente, é pensamento alto da turminha, por isso avisa aos pais sem medo de uma surra das boas: “Quando eu crescer vou para todas as festas, para todos os cantos”.

         Tem a turma que prefere ser vaqueiro, desde muito jovem. E vai avisando aos pais “eu quero ser vaqueiro para derrubar bois, correr em vaquejadas e botar mulher bonita na garupa do meu cavalo”. E por isso, pede logo ao pai um chapéu de couro.

          Fala baixinho junto aos amigos, que um dia vai beber cachaça, para acabar com a timidez e conquistar as meninas, com um papo muito legal.

         Vai ser o maior namorador da região. Começa a dar psiu para as meninas, chega perto soltando as piadinhas. Quando os pais reclamam, ele diz rápido: “Ora, pai, todo menino tem que aprender a namorar. E eu já sei”.

         A dança é um dos sonhos mais freqüentes da meninada. Hoje em dia, eles aprendem com facilidade, pois em cada casa tem um serviço de som, que ajuda a garotada a cumprir os rituais de dança, com a maior facilidade. E quer ser o melhor dançarino da região.

         Desde criança já fala em casar. Quer ganhar os parabéns de todos, na grande cerimônia nupcial, e desfilar nas Igrejas ante os olhares dos amiguinhos.

         Gosta de anéis nos dedos, e faz questão de levantar a mão para mostrar ao povo. É um sonho que cresceu muito nos últimos tempos. É o sentimento de grandeza e sabedoria.

         Enfim, quer saber de tudo. Diz sempre aos amigos, “isso ai eu faço bem direitinho”. E esse é um dos mais nobres sentimentos de menino, o de otimismo, que todo adulto devia ter.

         São todos esses sonhos que fazem o menino crescer rápido, corajoso, idealista e possuidor de uma vocação forte para ser um grande homem.

         Quem sonha otimista, vence todos os embaraços da vida.

Comentários