Sousa terá centro cultural projetado por Niemeyer

25 abr 2013

O município de Sousa será um das poucas cidades em todo o mundo a receber postumamente um projeto assinado pelo maior arquiteto da História do Brasil. Na terça-feira, 23 de abril, quatro meses após a morte de Oscar Niemeyer, o prefeito de Sousa, André Gadelha, recebeu os esboços de um centro cultural projetado pelo renomado arquiteto. “É um maravilhoso presente oferecido à cidade pela primeira-dama Mabel Mariz”, disse André Gadelha ao receber os desenhos originais, em Brasília, das mãos da viúva do governador Antonio Mariz, que morreu durante seu mandato, em 1995.

Para o deputado federal Leonardo Gadelha (PSC-PB), o centro cultural vai integrar o novo roteiro turístico da região, que inclui o Parque do Vale dos Dinossauros e o Memorial do Couro, com acervo dedicado ao modo de vida no Sertão e instalações em homenagem ao escritor Ariano Suassuna e suas obras literárias. “Desde já iremos buscar recursos para viabilizar a construção deste novo centro cultural, que beneficia tanto a arte quanto o desenvolvimento do turismo”, afirmou o deputado.

O esboço foi feito por Niemeyer também em 1995, a pedido do então governador Mariz, que desejava construir em Sousa um centro que valorizasse a cultura e a educação na Paraíba, além de atrair visitantes de diferentes regiões do Brasil. Com a morte de Mariz, os originais permaneceram com sua esposa, Mabel. “Fico extremamente agradecido por ela presentear Sousa durante a minha administração”, afirmou André Gadelha. “Não mediremos esforços para realizar esse grande sonho.”

O secretário municipal de Educação, Marconi Queiroga, afirmou que já estão sendo pesquisados terrenos disponíveis na cidade para a construção do centro cultural. “Desde já, é uma das prioridades da Secretaria”, disse Queiroga. Os desenhos de Niemeyer serão submetidos a um arquiteto que desenvolverá o projeto final.

Durante a entrega do projeto de Niemeyer ao prefeito de Sousa, em Brasília, o presidente estadual do Partido Social Cristão, Marcondes Gadelha, representava o deputado Federal Leonardo Gadelha, que estava em Sousa participando da cerimônia de entrega do título de cidadão sousense a Ariano Suassuna.

“Esse projeto reúne dois grandes nomes do cenário nacional: Oscar Niemeyer e Antonio Mariz”, afirmou Marcondes Gadelha. “É uma preciosidade, uma verdadeira relíquia, e devemos nossos agradecimentos à sensibilidade de Mabel Mariz por resgatar um projeto tão importante para a cidade de Sousa”, disse.

João Fábio Soares
Sousa-PB

Comentários