Um Projetista Vitorioso

14 mar 2013

UM PROJETISTA VITORIOSO


Escreveu: Francisco Alves Cardoso

A história do município de Nazarezinho passa, necessariamente, pelo líder político e administrativo Francisco Mendes Campos, primeiro prefeito eleito daquela gleba sertaneja.

Foi um verdadeiro condutor de massas, um projetista sonhador e incansável lutador pela emancipação política das terras nazarezinhenses.

Chico Mendes, como era conhecido por todos, foi eleito prefeito nas primeiras eleições daquele município, em 1962, tendo como vice o agropecuarista Severino do Vale Maciel, pela coligação PDC-PTB. Derrotou a chapa formada por Abdias Pereira Dantas e Osório Luis Ferreira, da aliança PSD-UDN.

Em 1969 voltou a governar o município, e tinha como vice Lucindo Lins Dantas. Derrotou a chapa adversária composta por João Raimundo de Sousa e José Gomes de Lacerda.

Até hoje, os seus descendentes lideram as eleições municipais, pois todos os prefeitos eleitos a partir de 1972 foram indicados pela sua família, numa demonstração da fortaleza do líder maior daquele povo.

Chico Mendes sonhou com uma grande Nazarezinho, tornou seu sonho realidade e hoje é uma cidade ligada para todo o Nordeste brasileiro, através da Rodovia “Francisco Mendes Campos”, que recebe o seu nome como reconhecimento pela luta em favor dessa obra que tornou a terra maior e mais progressista.

Apesar de ser político militante, tendo contra si uma oposição muito resistente, sempre sonhou com uma terra pacificada, para conquistar maiores vitórias, principalmente no campo administrativo.

Deixou como substituto político, o filho Nildo Mendes, que já foi prefeito por duas vezes, vice-prefeito e continua coordenando o desempenho da família Mendes nas sucessões municipais.

Gozou de largo prestígio junto a destacadas lideranças políticas, como os ex-governadores Pedro Gondim, João Agripino e Antonio Mariz. Foi o responsável direto pela introdução de obras governamentais na sua terra, nas áreas de educação e saúde, com especialidades.

Era conhecido também como um exímio articulador político, descobrindo lideranças jovens para fortalecer o grupo que comandava, com espírito democrático e excelente tirocínio administrativo.

Comentários