X FESMUZA HOMENAGEIA VAQUEIRO GUIMARÃES

17 abr 2017

Escreveu: Francisco Alves Cardoso – 17/04/2017

Vaqueiro Guimaraes

O Parque Cultural O Rei do Baião realizará nos dias 19 e 20 de agosto do corrente ano a IV Missa do Vaqueiro, mantendo uma tradição iniciada desde a criação da festa em homenagem a Luiz Gonzaga.

O vaqueiro homenageado do ano será José Guimarães Cândido, conhecido como Guimarães, de saudosa memória.

Nasceu em 23 de agosto de 1965, no município de Triunfo-PB, na Comunidade Mulungu. Foi um apaixonado pelo campo da vaquejada e costumava participar da festa do gado em toda a região. Era muito admirado e respeitado pelos companheiros.

Subitamente faleceu no dia 16 de julho de 2013, sendo sepultado na cidade de Poço de José de Moura-PB onde residia com a esposa Maria Aparecida Cândido, conhecida por Liôr, e os dois filhos Guimailton e José Glédson, conhecido por “Louro”.

O diretor de organização da tradicional missa, Fernando Amâncio, em ampla pesquisa descobriu a história de Guimarães e o parque gonzagueano o introduziu no rol dos homenageados desse ano.

O grande momento da solenidade será no dia 20 de agosto pela manhã na Praça da Vaqueirama, com a realização da cerimônia religiosa.

A história de Guimarães será escrita e publicada pela direção do parque, que realiza a maior festa de Luiz Gonzaga em todo o Nordeste brasileiro.

O grande marco do FESMUZA acontece no dia 20 de agosto, a partir das 20h, na Quadra Antônio Alcindo, com a participação de sanfoneiros de todo o Brasil.

Luiz Gonzaga homenageou o vaqueiro através da tragédia que ocorreu com seu primo Raimundo Jacó, que foi assassinado em Serrita-PE, no dia 08 de julho de 1954, por um colega de profissão de nome Miguel Lopes.

Depois de alguns anos Luiz Gonzaga, o padre João Câncio e o poeta Pedro Bandeira criaram a Missa do Vaqueiro, sendo hoje uma tradição nacional, com a participação de milhares de apaixonados pela festa do gado.

A Diretoria do Parque Cultual O Rei do Baião convida toda a região para se fazer presente e conferir a história do saudoso Guimarães, cuja missa em sua memória será celebrada em terras do parque no município de São João do Rio do Peixe-PB.

Comentários