Alhandra terá laboratório de próteses dentárias

12 mar 2013

A implantação do laboratório faz parte do Programa Brasil Sorridente que tem o objetivo de garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal

Em breve, a cidade de Alhandra será beneficiada com a inauguração de um laboratório de próteses dentárias. A prefeitura de Alhandra, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde disponibilizará um laboratório para atender no próprio município as pessoas que precisam se locomover para a capital para buscar atendimento nessa área da odontologia. A implantação do laboratório faz parte do Programa Brasil Sorridente que tem como objetivo, universalizar o acesso à saúde bucal.  Criado em 2004, o programa propõe garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros. O laboratório vai ser instalado no hospital da cidade.

“Alhandra já deveria ter implantado o programa desde o ano passado, mas por razões que desconhecemos a cidade não dispõe de um laboratório físico para a implementação e execução do programa”, destaca a secretária de saúde, Albanira Kelly. Segundo a coordenadora de saúde bucal do município, Silvana Pinto, a proposta é começar atendendo os casos mais urgentes e ampliar esse número conforme a necessidade do serviço no município. A previsão é que, mensalmente, 30 pessoas sejam beneficiados pelo novo serviço.

“Ser contemplada com esse programa e receber os serviços de especialidades oferecidos por ele é um salto enorme para a melhoria da saúde bucal no município”, disse a coordenadora.         O trabalho do laboratório será realizado tendo como referência o Programa de Saúde da Família – PSF. Através do atendimento odontológico nos postos do PSF, o dentista vai avaliar as necessidades e as condições necessárias para contemplação da prótese pelo paciente. O usuário será encaminhado para o laboratório e durante o tratamento terá o acompanhamento do dentista responsável para aprender métodos de higiene e ajuda na adaptação da prótese.

O prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, vai definir com a secretária de Saúde, Albanira Kelly, quando se dará o início dos trabalhos no laboratório que vai funcionar no hospital da cidade. Para Marcelo Rodrigues a saúde bucal é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população. “A pretensão é dotar o espaço físico dos equipamentos e materiais necessários para a prestação do serviço  e assim que isso tudo estiver pronto começar a beneficiar a população”,  disse Marcelo. O trabalho de agendamento e avaliações nos PSF’s, para fins do benefício da prótese dentária, será realizado pela equipe técnica dos oito postos de atendimento da cidade.

Comentários