Deca do Atacadão prepara-se para disputar vaga à deputação federal

16 jan 2017

O suplente de senador e empresário Deca do Atacadão (José Gonzaga Sobrinho), do PSDB, informou através de sua assessoria de imprensa que admite a hipótese de concorrer a um mandato de deputado federal em 2018, estando aberto à disputa de espaços em outras esferas de poder. Por cerca de 120 dias, ele substituiu o senador Cássio Cunha Lima, que se licenciou para tratamento de saúde e de assuntos particulares. Nesse período, Deca do Atacadão operou como um parlamentar municipalista, encaminhando reivindicações de diferentes municípios junto a ministérios e órgãos do poder na Capital federal.

Deca ressalta que foi válida a experiência no mandato titular, como uma oportunidade preciosa para conhecer a mecânica parlamentar e, ao mesmo tempo, inteirar-se do funcionamento do circuito de poder em Brasília. Ele se disse muito grato ao senador Cássio Cunha Lima pela oportunidade que lhe deu, manifestando a convicção de que, dentro das limitações, correspondeu às expectativas. Agora, ele retoma contatos políticos na Paraíba, preparando-se para embates futuros em que espera ter apoio para um mandato de deputado federal, com prioridade. Com origens no Sertão paraibano, a partir de Cajazeiras, Deca do Atacadão afirma que seu raio de ação se expande por outros municípios e que teve a chance, nesse período em que esteve senador, de ampliar relações políticas proveitosas para projetos futuros.

Além de Deca para a Câmara, a imprensa paraibana começa a mencionar outros nomes para disputas, especialmente, a mandatos legislativos. Um levantamento do jornal Correio da Paraíba divulgado hoje mostra que mais de 40 políticos já estão decididos a enfrentar nas urnas os atuais deputados estaduais e federais. Alguns alegam que as regiões em que militam não possuem representação legislativa. Em Cajazeiras, a prefeita derrotada Denise Albuquerque (PSB), que foi convidada pelo governador Ricardo Coutinho para a secretaria de Desenvolvimento Humano, já lançou seu nome para deputada estadual em 2018. O ex-deputado federal Ruy Carneiro, presidente regional do PSDB, tentará retornar a Brasíla. Em 2014, ele concordou em ser companheiro de chapa, na condição de vice, do senador Cássio, na disputa pelo governo do Estado. Carneiro distribuiu votos seus entre postulantes a mandatos proporcionais, como Pedro Cunha Lima. A chapa encabeçada por Cássio foi derrotada, porém, por Ricardo Coutinho e Ruy mantém-se sem mandato político.

Carneiro sonha com ampliação de redutos, passando a dispor, por exemplo, de votos expressivos em Santa Rita, por parte do prefeito eleito Emerson Panta, do seu partido. Em paralelo, o ex-deputado Flaviano Quinto, do PSC, mobiliza-se para ser candidato a deputado federal com o apoio do seu pai, Marcos Odilon Ribeiro Coutinho, que administrou a cidade por quatro vezes. Na Capital, ainda, o ex-vereador Fernando Milanez (PMDB) elegeu o filho, Milanez Neto, a vereador, e planeja trabalhar para se eleger deputado estadual. Com o mesmo intuito articulam-se o médico Aníbal Marcolino, a vereadora Eliza Virg[ínia, o ex-prefeito Chico Franca e o ex-vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira, que passou a ocupar cargo na administração de Ricardo Coutinho.

Fonte: os Guedes
Com Polêmica PB

Comentários