Esperança renovada: chuvas animam agricultores no dia de São José

19 mar 2013

ESPERANÇA RENOVADA: CHUVAS ANIMAM AGRICULTORES NO DIA DE SÃO JOSÉ


Procissão de São José com muita chuva no distrito de São Miguel, Quixeramobim-CE.
FOTOS: RAUL BARBOSA

A fé do nordestino não deixa este povo desanimar mesmo enfrentando uma das maiores secas dos últimos 40 anos.

No distrito de São Miguel, situado a 36 km da cidade de Quixeramobim, um exemplo de fé e tradição fez com que a população católica que acorda cedo no dia de São José para acompanhar a procissão, fosse abençoada com muita chuva durante a caminhada. Agricultores, comerciantes, donas de casas, crianças, estudantes, professores, acompanharam toda a procissão embaixo de muita chuva agradecendo a Deus e a São José por aquele momento.

Nos últimos meses a falta de chuva preocupa a todos principalmente pela condição dos reservatórios e a morte de animais pela falta do liquido precioso. A grande esperança para o povo do nordeste é o dia de São José. Segundo a crença quando chove no dia do padroeiro do Ceará é sinal de um bom inverno e muita fartura. O sinal de chuva é um indicativo para o sertanejo de que terá uma boa safra durante o ano e uma boa colheita de milho no período junino. Quando neste dia não chove, será sinal de que o ano não será de fartura. Neste dia19 de março de 2013 a esperança do povo foi renovada com as chuvas que contradizendo algumas previsões banharam grande parte do Sertão Central Cearense. Foram grandes a quantidades de fotos enviadas pelos internautas pelas redes sociais agradecendo a chuva.

Segundo a FUNCEME, até as 11 horas desta terça-feira, 19, tinha chovido 55 mm no distrito de São Miguel em Quixeramobim. Também foram registrados 60 mm em Pedra Branca (Mineirolandia), 65 mm em Solonopóle, 16 mm em Quixadá (Pedras Brancas), 30 mm em Senador Pompeu e 56 mm em Milhã (Carnaubinha).

Outras localidades de Quixeramobim registraram chuvas:
Distrito de Uruquê – 30mm
Fazenda Jr. (Distrito de Belém) – 39mm
Nova Canaã – 42mm
Fazenda Bezerros (Aroeiras) – 41mm
Sede do Distrito de Lacerda – 55mm
Fazenda Chapéu (Damião Carneiro)  – 30mm
São João Velho – 55mm
Sede do Distrito de Paus Brancos – 70mm
Tanquinhos – 70mm
Fazenda Morada Nova (Nenelândia) – 30mm
Facão dos Pimenta – 55mm
Tranqueira – 26mm
Poço da Serra – 20mm
(Fonte: Sistema Maior de Comunicação)

POR FERNANDO IVO
FOTOS: RAUL BARBOSA
http://www.osertaoenoticia.com

Comentários