Ricardo anuncia R$ 1,844 bi e entrega prêmio Ceci Melo

10 abr 2013

“Essa é uma forma permanente de política participativa onde a população está sendo chamada a contribuir com o Governo. É a busca pela organização do povo, o controle social e a democracia participativa”. A definição do Orçamento Democrático Estadual foi dada pelo governador Ricardo Coutinho, durante o lançamento do Ciclo 2013 de Audiências Regionais, ontem (9), no Palácio da Redenção. Na ocasião, ele destacou que o Governo do Estado deve investir R$ 1,844 bilhão em obras demandadas pelo ODE 2013, recursos que representam 58% a mais que os aplicados no ciclo de 2012.

A solenidade reuniu autoridades, gerentes e conselheiros das 14 regiões geoadministrativas e homenageadas do Prêmio Ceci Melo de Participação Social. O Ciclo 2013 terá início nesta quinta-feira (11), às 19 h, em João Pessoa (1ª região), no ginásio do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), localizado na BR-230 km 22, em Água Fria. Em seguida, na sexta-feira (12), a audiência será em Mamanguape (14ª região) e no sábado (13), em Itabaiana. No total, serão 16 audiências que acontecerão nas 14 regiões geoadministrativas.

Ricardo Coutinho disse que o Estado está passando por um momento de transformação inédita, com a realização de investimentos, mas, principalmente, na mudança de mentalidade. “A Paraíba conta hoje com mais de 568 novos leitos de hospitais, novas estradas construídas, como o Anel Viário do Cariri, a maior obra rodoviária já realizada no Estado, construção de escolas técnicas e de ensino médio e fundamental, além da instalação de adutoras, perfuração de poços e construção de casas”, afirmou.

A subsecretária do OD Estadual, Ana Paula Almeida, destacou que para este ano o ciclo terá algumas novidades, como o aprimoramento da ficha de prioridades. “A população poderá apontar, através da ficha de prioridades, três demandas de investimento na região e, ainda detalhar que tipo de ação seja realizado a partir desta prioridade escolhida”, revelou.

Ana Paula informou que para a realização da primeira audiência, em João Pessoa, foram realizadas cerca de 50 reuniões preparatórias e que está prevista a participação de 40 caravanas dos 14 municípios integrantes.

Prêmio Ceci Melo de Participação Social – Durante a solenidade, foram homenageadas 32 mulheres, entre conselheiras e gestoras, das 14 regiões geoadministrativas, que se destacaram pela atuação expressiva em prol das comunidades onde residem. As homenageadas receberam uma estatueta e um certificado, como reconhecimento do Governo do Estado pela atuação delas em suas respectivas regiões.

O irmão da homenageada Ceci Melo, Antonio Macena, esteve presente na solenidade e falou do significado do prêmio: “A saudade é grande da minha irmã, que foi uma mulher guerreira e destemida, e que se foi muito cedo. É uma honra para nós da família receber esta homenagem do Governo da Paraíba”.

Cezariana Macena de Melo (Ceci Melo) foi militante, ex-dirigente partidária, ativista do movimento de mulheres feministas, coordenadora do Centro Acorda Mulher, em Bayeux, e pedagoga na Casa Pequeno Davi. Foi uma das pessoas responsáveis pela criação do Orçamento Democrático em João Pessoa e essencial na manutenção e consolidação deste instrumento. A homenageada nasceu em Sapé e faleceu no dia 6 de fevereiro de 2013, em João Pessoa.

Comentários